sábado, 7 de julho de 2012

Plágio ou Citação?


No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma e na citação, há uma ressalva, faz-se uma referência bibliográfica, isto é, os dados que identificam uma publicação citada, tais como autor, título, local, editora ou data,etc . Ou seja,o trabalho de um autor,por exemplo,é reconhecido. As citações vêm acompanhadas por aspas.
Em todas as áreas do conhecimento humano, especialmente naquelas que produzem informação, os pesquisadores buscam sustentar suas afirmações por meio da expressão e do registro do método científico e dos resultados obtidos por seus pares, principalmente citando aqueles que possuem uma produção intelectual consolidada e que publicam em periódicos de renome.
A prática de "ctrl+C e ctrl+V" vem se tornando tão usual que foi preciso desenvolver meios de rastreio para detectar o plágio.
Como dizia Millôr Fernandes: "Todo homem nasce original e morre plágio."

Segue o vídeo "Um Conto sobre Plágio" que também foi apresentado na turma do IV Semestre de Administração de Empresas, durante a aula do Professor Eric Maheu, para melhor diferenciarmos Plágio de Citação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário