segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tipos de Citação

Em uma postagem anterior falamos um pouco sobre citação e agora vamos conhecer seus tipos, que são classificados em três:
1. Citação Direta - É a transcrição, no corpo do seu trabalho, uma expressão, uma frase, uma parágrafo ou de um texto, usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor da obra pesquisada.

2. Citação Indireta - É a transcrição livre do texto, ou seja, usando nossas próprias palavras para expor as ideias do autor. Se o trecho for muito longo, podemos interpretar as ideias do autor elaborando uma síntese. Nesse tipo de citação não se utiliza aspas, mas dados sobre a publicação devem ser citados.

3. Citação de Citação - É a transcrição de palavras textuais ou conceitos de um autor mencionados por um segundo autor, ou seja, da fonte que se está consultando diretamente. Deve ser indicada obedecendo a seguinte ordem: sobrenome do autor do documento original, seguida da expressão "citado por", sobrenome do autor da obra consultada e a data.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei do texto sobre os tipos de citacao, porem, penso que e importante sublinhar que para os tres (3) tipos de citacao devem ser citadas as fontes donde a informacao foi retirada. Porque disso!? Porque se tratar-se de um individuo que nunca teve contacto com situacoes do genero, mecanicamente, pode assumir na letra que sao citadas as formas de citacao que no texto acima referenciaram a necessidade de citacao e a forma de como faze-la.
    [...]

    ResponderExcluir